segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Como elaborar um Projeto de Pesquisa para Monografia, artigos e congêneres.

O projeto de pesquisa constitui no parâmetro pelo qual se orientara toda a produção científica, quer seja ela uma monografia ou um artigo. Trata-se de um planejamento onde se definem os objetivos, os quais servirão como base para o estabelecimento de um plano estratégico, tático ou operacional a ser seguido. A realização deste dependerá do levantamento de dados sobre o assunto em pesquisa, o qual resultará no projeto propriamente dito.
No âmbito do direito, o projeto de pesquisa servirá para delimitar o ramo do direito sobre o qual recairá o estudo e facilitar a construção do trabalho científico. Como dica, frisa-se que a pessoa deverá escolher um tema que encontra facilidade e familiaridade.
Os projetos podem ter a seguinte estrutura:

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

  • ·  Capa: deve ter nome da instituição, nome o autor, título, subtítulo diferençado tipograficamente do título, local, ano de depósito. Clique aqui e veja um exemplo

  • ·         Folha de rosto: autor, título e subtítulo, nota indicando a natureza e o objetivo do projeto (se é para graduação, mestrado ou doutorado), local e data. Clique aqui e veja um exemplo.
  • ·         Listas: ilustrações tabelas, abreviatura e siglas. Clique aqui e veja um exemplo.
  • ·         Sumário: clique aqui e veja um exemplo
ELEMENTOS TEXTUAIS
  • ·         Introdução ou apresentação do tema: aqui deve-se conceituar o tema e delimitar o problema ou objeto de estudo. Por exemplo, se o seu tema for prova ilícitas, a definição do problema pode girar em torno da sua admissibilidade no processo penal em favor do réu.
o   Justificativa: Deve conter a delimitação do tema e as razões de ordem teórica e/ou prática que justificam o interesse da pesquisa. Aconselha-se a incluir uma breve argumentação do tema em trabalhos da área.
o   Objetivos:  consiste no que se pretende chegar com o trabalho. O que se quer provar? Tomando o exemplo das provas ilícitas, o objetivo geral poderia ser a demonstração de sua admissibilidade em favor do réu.
o   Definições conceituais: quando o tema for muito complexo,  deve-se definir os conceitos a serem utilizados.
o   Hipóteses: consistem na  efetiva delimitação de um problema possível e possível solução para o problema proposto. Tomando o caso das provas ilícitas, pode-se concluir na sua admissibilidade em favor do réu em razão do princípio da ampla defesa e contraditório e da presunção da inocência.
o   Referencial teórico: são os doutrinadores que discorreram sobre o tema em diferentes aspectos e disposições. No direito é comum colocar os jurisconsultos que falam sobre o assunto e suas posições jurídicas.
  • ·         Metodologia: no direito é comum a pesquisa descritiva qualitativa baseada em pesquisa documental.
  • ·         Plano de desenvolvimento: trata-se do cronograma de execução do seu projeto através do estabelecimento de etapas.
  • ·          Recursos necessários: humanos, pessoas envolvidas no projeto; materiais utilizados e necessários à pesquisa; financeiros, consistentes em gastos com pessoal, passagens, diárias, etc.

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
  • ·         Referências: aqui se colocam as fontes bibliográficas que fundamentaram a pesquisa. Doutrinas, jurisprudência, artigos, matérias consultadas.
  • ·         Apêndice(s) / anexos(s): documentos complementares para ajudar na elucidação do projeto. Por exemplo, o inteiro teor de alguma decisão do STF.

Finalmente, deve-se ressaltar que o exemplificado no post trata-se de um guia. Algumas instituições costumam adotar algumas diferenciações.

Referências Bibliográficas
ABRANTES, José. Fazer Monografia é Moleza: o passo a passo de um trabalho científico. Rio de janeiro: Wak Ed. 2007. p. 23-26.
FRANÇA, Júnia Lessa. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 8. Ed. ver. e ampl. Belo Horizonte: E. UFMG, 2007. p. 77-89.


 

0 comentários:

Postar um comentário